Reflexões decoloniais sobre as relações étnico-raciais nas provas de espanhol do Enem (2010-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19389.020

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como a afrodescendência no mundo hispânico é abordada, sob a óptica das relações étnico-raciais, nos itens de língua espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Metodologicamente, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa (FLICK, 2009), descritivo-interpretativa (MOITA LOPES, 1994) e técnica documental (BARDIN, 1977; GIL, 2002). A análise fundamenta-se nos estudos decoloniais (MALDONADO-TORRES, 2007; PALERMO, 2012; QUIJANO, 2005; VERONELLI, 2015; WALSH, 2012); nos estudos sobre relações étnico-raciais (BRASIL, 2006; GOMES, 2018); e nas diretrizes do Enem (BRASIL, 2010; INEP, 2013). Os resultados indicaram que, dos 120 itens analisados, nove permitem a discussão sobre as relações étnico-raciais, dos quais apenas dois itens colocam em discussão a racialização. Os demais itens tratam a racialização e a afrodescendência de forma estereotipada ou ignoram o tema em suas problematizações.

Palavras-chave: Exame em larga escala. Espanhol. Decolonialidade.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
339
Feb 04 '22Feb 07 '22Feb 10 '22Feb 13 '22Feb 16 '22Feb 19 '22Feb 22 '22Feb 25 '22Feb 28 '22Mar 01 '22Mar 04 '228
| |
Outros formatos de visualizações
104
Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202616
|

Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues Botelho, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

BOTELHO, G. R. Reflexões decoloniais sobre as relações étnico-raciais nas provas de espanhol do Enem (2010-2020). Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19389.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19389. Acesso em: 5 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas