Educação afrocentrada como pedagogia decolonial no contexto educacional brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19343.075

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de educação afrocentrada, a partir da teoria da afrocentricidade, divulgada principalmente pelo educador e intelectual afro-americano Molefi Asante, inserindo alguns de seus princípios no contexto da pedagogia decolonial latino-americana, com especial atenção para o contexto educacional brasileiro. O resultado da abordagem aponta para a necessidade de empregar a educação afrocentrada e o currículo afrocentrado como instrumentos para a efetivação de uma autêntica pedagogia decolonial

Palavras-chave: Educação afrocentrada. Afrocentricidade. Molefi Asante. Pedagogia decolonial. Educação brasileira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maurício Silva, Universidade Nove de Julho

Doutor em Letras Clássicas e Vernárculas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho (Uninove) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

SILVA, M. Educação afrocentrada como pedagogia decolonial no contexto educacional brasileiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–14, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19343.075. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19343. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas