Educação afrocentrada como pedagogia decolonial no contexto educacional brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19343.075

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de educação afrocentrada, a partir da teoria da afrocentricidade, divulgada principalmente pelo educador e intelectual afro-americano Molefi Asante, inserindo alguns de seus princípios no contexto da pedagogia decolonial latino-americana, com especial atenção para o contexto educacional brasileiro. O resultado da abordagem aponta para a necessidade de empregar a educação afrocentrada e o currículo afrocentrado como instrumentos para a efetivação de uma autêntica pedagogia decolonial

Palavras-chave: Educação afrocentrada. Afrocentricidade. Molefi Asante. Pedagogia decolonial. Educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maurício Silva, Universidade Nove de Julho

Doutor em Letras Clássicas e Vernárculas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho (Uninove) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

SILVA, M. Educação afrocentrada como pedagogia decolonial no contexto educacional brasileiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–14, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19343.075. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19343. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas