Reflexões (quase) antropofágicas sobre remunerações desiguais de docentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (do Norte)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20876.088

Resumo

O artigo analisa a remuneração de professores no Brasil e nos Estados Unidos da América (do Norte) a partir de uma proposta de diálogo comparado não valorativo e em sintonia com perspectivas pós-coloniais. A ideia de (quase) antropofagia justifica-se na percepção que é possível um diálogo internacional a partir de um olhar dos problemas do Sul Global para a agenda de pesquisa. Utiliza fontes públicas sobre remuneração da Relação de Informações Sociais (RAIS) do Brasil e dados do Schools and Staffing Survey (SASS) dos Estados Unidos, de 2020. Entre as conclusões, indica que os debates no Brasil que consideram a experiência estadunidense nas políticas educacionais superdimensionam as políticas de mérito/bônus e desconsideram outros elementos que marcam o debate nos Estados Unidos em termos de desigualdades na profissão docente, tais como acúmulo de outros empregos além da docência, jornada laboral mais extensa, variação salarial em diferentes estados/municípios/distritos.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Financiamento da educação. Remuneração de professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Educação.

Gustavo E. Fischman , Arizona State University

Professor da Arizona State University. Doutor em Educação.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

GOUVEIA, A. B. .; FISCHMAN , G. E. Reflexões (quase) antropofágicas sobre remunerações desiguais de docentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (do Norte). Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.20876.088. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20876. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)