A política de oferta educacional no Estado do Paraná (2001-2006)

Autores

  • Ângelo Ricardo de Souza Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Andréa Barbosa Gouveia UFPR
  • Taís Moura Tavares UFPR
  • Marilene Zampiri UFPR
  • Luiza Freire Noguchi UFPR
  • Giselle Christina Corrêa UFPR
  • Alexandra Frasão Ferrari Damaso UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.4i2.139148

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre as políticas educacionais no Estado do Paraná. A pesquisa avaliou o impacto da oferta de vagas na Educação Básica entre os anos de 2001 e 2006, procurando observar a efetividade da ação pública na educação. O estudo utiliza dados oficiais de população, matrículas e permanência/conclusão escolar. Suas principais conclusões mostram que no Estado do Paraná as políticas para a Educação Básica não são efetivas no atendimento às demandas sociais, seja pela ausência de vagas, pela falta de condições de qualidade ou pela implementação de ações movidas por concepções um tanto distantes da ideia de justiça social, ou seja, desarticuladas das necessidades sociais.

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Oferta educacional. Paraná.

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Como Citar

SOUZA, Ângelo R. de; GOUVEIA, A. B.; TAVARES, T. M.; ZAMPIRI, M.; NOGUCHI, L. F.; CORRÊA, G. C.; DAMASO, A. F. F. A política de oferta educacional no Estado do Paraná (2001-2006). Práxis Educativa, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 139–148, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.4i2.139148. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/711. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos