Qualis: a construção de um indicador para os periódicos na área da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0013Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para avaliação dos periódicos científicos na área da Educação no Brasil. Trata-se de um esforço inicial na direção de discutir aspectos importantes para tal avaliação e contribuir com o debate no processo de elaboração de critérios para o Qualis Periódicos da área na CAPES. A proposta aqui desenhada, de construção de um indicador, destaca quatro elementos centrais para a avaliação: Periodicidade/Atualização, Internacionalização, Origem e Distribuição Geográfica dos Autores e Fator de Impacto, com vistas a que possamos avaliar, quantificar, ranquear e estratificar os periódicos considerando quão atuais, representativos, internacionais e lidos/citados são.
Palavras-chave: Periódicos. Educação. Qualis. Avaliação.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.