Diálogos entre as escolas e os saberes das comunidades quilombolas: a descolonização/decolonização do currículo a partir da Lei No 10.639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19412.074

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre experiências ocorridas entre escolas e comunidades quilombolas baianas, a partir da Lei No 10.639/2003, que se refere à articulação entre os processos educativos que ocorreram em escolas e comunidades, sobretudo em relação ao campo do currículo. O referencial teórico adotado é a partir de uma perspectiva decolonial   e a metodologia utilizada foi de cunho qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas com professoras e professores. Concluiu-se que, ao tratar-se de propostas de educação comprometidas com a justiça cognitiva/social e com a vida em sua diversidade, a participação e a representação dos sujeitos não deve ser reduzida apenas à pura formalidade, pois é necessário criar condições reais de participação efetiva das comunidades em relação às escolas, seja na elaboração, seja na implementação e na avaliação de políticas curriculares específicas em seus territórios.

Palavras-chave: Educação quilombola. Relação escola-comunidade. Lei No 10.639/2003.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana. Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação.

Maria Cristina de Jesus Sampaio, Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana

Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana. Mestre em Educação.  

André Carneiro Melo, Instituto Federal Baiano

Instituto Federal Baiano. Doutor em Ensino, Filosofia, História das Ciências.

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

BARZANO, M. A. L.; SAMPAIO, M. C. de J.; MELO, A. C. . Diálogos entre as escolas e os saberes das comunidades quilombolas: a descolonização/decolonização do currículo a partir da Lei No 10.639/2003. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19412.074. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19412. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas