Socialização política e meio ambiente: considerações acerca do engajamento militante de jovens ambientalistas do Estado da Bahia

Autores

  • Hélio Souza de Cristo
  • Marco Antonio Leandro Barzano

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.024

Resumo

Este artigo busca refletir os processos de socialização que figuram as trajetórias juvenis como disposições ao engajamento na militância em grupos, coletivos, organizações e movimentos ambientalistas. Trabalhou-se em uma perspectiva qualitativa com realização de entrevistas semiestruturadas como aporte metodológico à produção de narrativas e, para a análise, foram utilizadas as categorias de engajamento militante e socialização política. Os resultados sugerem que as relações escolares, familiares, com grupos de sociabilidades, participação em sindicatos, associações e pastorais da juventude influenciam no engajamento militante juvenil ambientalista. Conclui-se que a juventude ambientalista na contemporaneidade é engajada. Assim sendo, necessita-se do crescimento de investigações acerca desse tema.

 

Palavras-chave: Juventudes. Engajamento Militante ambiental. Socialização política.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

CRISTO, H. S. de; BARZANO, M. A. L. Socialização política e meio ambiente: considerações acerca do engajamento militante de jovens ambientalistas do Estado da Bahia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1251–1269, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13514. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas