v. 14 n. 3 (2019): Dossiê: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas

Artigos

  • Promessas e trajetórias da Educação Inclusiva: notas críticas sobre pesquisas futuras voltadas a uma ideia venerável

    Alfredo J. Artiles, Elizabeth B. Kozleski
    804-831
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.001
  • Imprensa, Primeira República e projeto civilizatório em pesquisas sobre a história da Educação

    Sandra do Rocio Ferreira Leal, Maria Isabel Moura Nascimento
    832-846
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.002
  • Caracterização do perfil pedagógico de egressos e da área de Ensino dos Saberes Técnicos de Mestrado Acadêmico em Educação Agrícola

    Lucila Maria Teixeira Nunes, Sandra Regina Gregorio, Gilmar Ferreira Vita
    847-870
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.003
  • O Programa Universidade Para Todos em teses da área de Educação: temáticas, fundamentos e níveis de abstração

    Laélia Portela Moreira
    871-892
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.004
  • A Educação Física brasileira por entre distintas epistemologias e o entrave da área 21

    Cláudio Pellini Vargas, Marcos Garcia Neira
    893-914
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.005
  • As muitas Evas de uma história: a produção de um lugar a partir da publicação de autobiografias no campo religioso protestante

    Loyde Anne Carreiro Silva Veras, Evelyn de Almeida Orlando
    915-937
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.006
  • Cooperação, grupos identitários e participação democrática no Ensino Médio: o que pensam os professores?

    Luiz Câmara, Marcelo Andrade
    938-954
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.007
  • Análise das práticas pedagógicas de tutores para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem

    Natália Moraes Góes, Paula Mariza Zedu Alliprandini
    955-973
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.008
  • Ações educacionais para o idoso nas instituições de Ensino Superior públicas paranaenses

    Paola Andressa Scortegagna
    974-996
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.009

Resenha

Dossiê: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas

  • Apresentação

    Miriam Leite, Vítor Sérgio Ferreira, Valéria Floriano Machado
    1004-1006
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.011
  • Horizontes juvenis da luta por transporte: o Movimento Tarifa Zero em Belo Horizonte

    Igor Thiago Moreira Oliveira, Geraldo Leão
    1007-1026
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.012
  • Coletivos juvenis políticos em uma universidade pública mineira: microespaço público e experiências de participação no movimento estudantil

    Luís Antonio Groppo, Mariana Pereira Ramos, Júnior Roberto Faria Trevisan, Guilherme Abrão da Silva, Isabella Batista Silveira
    1027-1048
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.013
  • Condição adolescente e socialização política nas ocupações secundaristas em Caxias do Sul, RS

    Scarlett Giovana Borges, Rodrigo Manoel Dias da Silva
    1049-1065
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.014
  • Ocupações secundaristas no Sul do Brasil: problematizando a produção de subjetividades jovens em meio à ação política

    Juliana Cotting Teixeira, Paula Corrêa Henning, Gustavo da Silva Freitas
    1066-1084
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.015
  • Movimento secundarista: do esgotamento à invenção curricular

    Débora Reis Pacheco, Millena Nascimento da Silva
    1085-1103
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.016
  • Repensando o currículo a partir da ocupação de escolas

    Mário Augusto Correia San Segundo, Ricardo Gonçalves Severo
    1104-1120
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.017
  • Relato de Experiência - E quando a experiência vira campo? Reflexões a partir da observação participante nas ocupações secundaristas

    Carolina Simões Pacheco, Ana Luisa Fayet Sallas
    1121-1137
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.018
  • Reconfiguración de las experiencias escolares de jóvenes de sectores populares a partir de las huellas institucionales de escuelas de nivel medio

    Pablo Nahuel di Napoli, Nicolás Carlos Richter
    1138-1161
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.019
  • Ciberativistas da saúde: os jovens amigos múltiplos pela esclerose

    Raquel ALS Venera, Wesley Batista Albuquerque, Roberta Fernandes Buriti
    1162-1187
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.020
  • Feminismos e redes sociais: (in)ações e (im)possibilidades de jovens de periferia urbana

    Juliana Vargas, Karla Saraiva
    1188-1209
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.021
  • Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas

    Dilton Ribeiro Couto Junior, Leandro Teofilo de Brito, Fernando Pocahy, Ivan Amaro
    1210-1229
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.022
  • Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania?

    Ana Dias Garcia, Eunice Macedo, João Queirós
    1230-1250
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.023
  • Socialização política e meio ambiente: considerações acerca do engajamento militante de jovens ambientalistas do Estado da Bahia

    Hélio Souza de Cristo, Marco Antonio Leandro Barzano
    1251-1269
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.024
  • O escutismo na construção das cidadanias juvenis: concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras

    Mariana Rodrigues, Isabel Menezes, Pedro Daniel Ferreira
    1270-1291
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.025