v. 14 n. 3 (2019): Dossiê: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas

Artigos

  • Promessas e trajetórias da Educação Inclusiva: notas críticas sobre pesquisas futuras voltadas a uma ideia venerável

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.001
    Alfredo J. Artiles, Elizabeth B. Kozleski
    804-831
  • Imprensa, Primeira República e projeto civilizatório em pesquisas sobre a história da Educação

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.002
    Sandra do Rocio Ferreira Leal, Maria Isabel Moura Nascimento
    832-846
  • Caracterização do perfil pedagógico de egressos e da área de Ensino dos Saberes Técnicos de Mestrado Acadêmico em Educação Agrícola

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.003
    Lucila Maria Teixeira Nunes, Sandra Regina Gregorio, Gilmar Ferreira Vita
    847-870
  • O Programa Universidade Para Todos em teses da área de Educação: temáticas, fundamentos e níveis de abstração

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.004
    Laélia Portela Moreira
    871-892
  • A Educação Física brasileira por entre distintas epistemologias e o entrave da área 21

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.005
    Cláudio Pellini Vargas, Marcos Garcia Neira
    893-914
  • As muitas Evas de uma história: a produção de um lugar a partir da publicação de autobiografias no campo religioso protestante

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.006
    Loyde Anne Carreiro Silva Veras, Evelyn de Almeida Orlando
    915-937
  • Cooperação, grupos identitários e participação democrática no Ensino Médio: o que pensam os professores?

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.007
    Luiz Câmara, Marcelo Andrade
    938-954
  • Análise das práticas pedagógicas de tutores para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.008
    Natália Moraes Góes, Paula Mariza Zedu Alliprandini
    955-973
  • Ações educacionais para o idoso nas instituições de Ensino Superior públicas paranaenses

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.009
    Paola Andressa Scortegagna
    974-996

Resenha

Dossiê: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.011
    Miriam Leite, Vítor Sérgio Ferreira, Valéria Floriano Machado
    1004-1006
  • Horizontes juvenis da luta por transporte: o Movimento Tarifa Zero em Belo Horizonte

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.012
    Igor Thiago Moreira Oliveira, Geraldo Leão
    1007-1026
  • Coletivos juvenis políticos em uma universidade pública mineira: microespaço público e experiências de participação no movimento estudantil

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.013
    Luís Antonio Groppo, Mariana Pereira Ramos, Júnior Roberto Faria Trevisan, Guilherme Abrão da Silva, Isabella Batista Silveira
    1027-1048
  • Condição adolescente e socialização política nas ocupações secundaristas em Caxias do Sul, RS

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.014
    Scarlett Giovana Borges, Rodrigo Manoel Dias da Silva
    1049-1065
  • Ocupações secundaristas no Sul do Brasil: problematizando a produção de subjetividades jovens em meio à ação política

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.015
    Juliana Cotting Teixeira, Paula Corrêa Henning, Gustavo da Silva Freitas
    1066-1084
  • Movimento secundarista: do esgotamento à invenção curricular

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.016
    Débora Reis Pacheco, Millena Nascimento da Silva
    1085-1103
  • Repensando o currículo a partir da ocupação de escolas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.017
    Mário Augusto Correia San Segundo, Ricardo Gonçalves Severo
    1104-1120
  • Relato de Experiência - E quando a experiência vira campo? Reflexões a partir da observação participante nas ocupações secundaristas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.018
    Carolina Simões Pacheco, Ana Luisa Fayet Sallas
    1121-1137
  • Reconfiguración de las experiencias escolares de jóvenes de sectores populares a partir de las huellas institucionales de escuelas de nivel medio

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.019
    Pablo Nahuel di Napoli, Nicolás Carlos Richter
    1138-1161
  • Ciberativistas da saúde: os jovens amigos múltiplos pela esclerose

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.020
    Raquel ALS Venera, Wesley Batista Albuquerque, Roberta Fernandes Buriti
    1162-1187
  • Feminismos e redes sociais: (in)ações e (im)possibilidades de jovens de periferia urbana

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.021
    Juliana Vargas, Karla Saraiva
    1188-1209
  • Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.022
    Dilton Ribeiro Couto Junior, Leandro Teofilo de Brito, Fernando Pocahy, Ivan Amaro
    1210-1229
  • Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania?

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.023
    Ana Dias Garcia, Eunice Macedo, João Queirós
    1230-1250
  • Socialização política e meio ambiente: considerações acerca do engajamento militante de jovens ambientalistas do Estado da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.024
    Hélio Souza de Cristo, Marco Antonio Leandro Barzano
    1251-1269
  • O escutismo na construção das cidadanias juvenis: concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.025
    Mariana Rodrigues, Isabel Menezes, Pedro Daniel Ferreira
    1270-1291