O escutismo na construção das cidadanias juvenis: concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras

Autores

  • Mariana Rodrigues Centro de Investigação e Intervenção em Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Email: mrodrigues@fpce.up.pt. O trabalho apresentado neste artigo foi apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através de uma bolsa de doutoramento (SFRH/BD/87458/2012) da primeira autora
  • Isabel Menezes Centro de Investigação e Intervenção em Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Pedro Daniel Ferreira Centro de Investigação e Intervenção em Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.025

Resumo

A produção científica apresenta lacunas no que concerne a exploração dos potenciais contributos do escutismo na construção das subjetividades e das experiências cidadãs dos/as jovens envolvidos no movimento. Questionando o seu “lugar” na vivência quotidiana dos jovens escuteiros/as e assente em uma abordagem qualitativa, este estudo procura aprofundar o conhecimento sobre as concepções de política de 359 jovens escuteiros/as membros do Corpo Nacional de Escutas português, com idades entre os 15 e os 22 anos; explora, ainda, as condições sob as quais estes/as jovens aprendem o que significa ser um/a cidadão/ã em um contexto político democrático. Os resultados revelam que estes/as jovens apresentam diversas concepções de política com distintos níveis de complexidade e foco, variando entre o profundo desinteresse e a indiferença e a conceptualização da política como uma ação em diferentes esferas da sociedade. Contudo, a maioria dos/as participantes concebe a política como uma ação confinada ao aparelho governamental, que sustenta a organização social.

 

Palavras-chave: Escutismo. Discursos de jovens. Concepções de política.

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Biografia do Autor

Mariana Rodrigues, Centro de Investigação e Intervenção em Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Email: mrodrigues@fpce.up.pt. O trabalho apresentado neste artigo foi apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através de uma bolsa de doutoramento (SFRH/BD/87458/2012) da primeira autora

Centro de Investigação e Intervenção em Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Email: mrodrigues@fpce.up.pt. O trabalho apresentado neste artigo foi apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através de uma bolsa de doutoramento (SFRH/BD/87458/2012) da primeira autora

Isabel Menezes, Centro de Investigação e Intervenção em Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Centro de Investigação e Intervenção em Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

RODRIGUES, M.; MENEZES, I.; FERREIRA, P. D. O escutismo na construção das cidadanias juvenis: concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1270–1291, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.025. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13539. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas