Ações educacionais para o idoso nas instituições de Ensino Superior públicas paranaenses

Autores

  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.009

Resumo

Esta pesquisa é qualitativa, fundamentada a partir da dialética materialista. Objetiva-se analisar as ações educacionais para o idoso desenvolvidas por projetos/cursos nas Instituições de Ensino Superior públicas (IES) paranaenses, como estratégias para emancipação política do idoso, com base na concepção de educação permanente, alicerçada em Konder (2009), Marx (2009), Mészáros (2006) e Oliveira (1998). Para coleta de dados, foram aplicados questionários para 146 idosos das Universidades Abertas para a Terceira Idade (UATI) das IES públicas paranaenses. Foram aplicados também questionários para 25 professores. Como resultados, aponta-se que as ações educacionais para idosos visam processos emancipatórios, embora não apresentem tal denominação em seus objetivos. Mesmo com limitações, a educação para a terceira idade contribui para a sua conscientização, podendo-se vislumbrar a emancipação política a partir da relação dialética entre educação, homem e sociedade.

 

Palavras-chave: Emancipação política. Educação permanente. UATI.

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

SCORTEGAGNA, P. A. Ações educacionais para o idoso nas instituições de Ensino Superior públicas paranaenses. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 974–996, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13682. Acesso em: 2 nov. 2024.