Políticas públicas e a realidade docente: a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa – PR

Autores

  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Flávia da Silva Oliveira Faculdade União
  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.195203

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA e o perfil dos professores atuantes na alfabetização dessa modalidade de educação em Ponta Grossa – PR. A investigação foi interpretativa e quanti-qualitativa. Na pesquisa de campo utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 10 professores da alfabetização da EJA, sendo cada professor de uma escola diferente. As escolas foram selecionadas por possuírem o maior número de alunos matriculados na EJA e pelo maior tempo de oferta do curso. Percebeu-se que a EJA constitui uma modalidade de educação cada vez mais reconhecida socialmente e considerada pelos professores como possibilidade de resgate da cidadania e ascensão social e profissional dos alunos.

 

Palavras-chave: Políticas públicas. Educação de Jovens e Adultos. Professores da EJA.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,217
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202642
|

Biografia do Autor

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Gerontóloga. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Associada do Departamento de Educação e Professora Permanente do Mestrado de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade.

Flávia da Silva Oliveira, Faculdade União

Advogada. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Coordenadora e Professora do Curso de Direito da Faculdade União.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, R. de C. da S.; OLIVEIRA, F. da S.; SCORTEGAGNA, P. A. Políticas públicas e a realidade docente: a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa – PR. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 195–203, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.195203. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/740. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos