Políticas públicas e a realidade docente: a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa – PR
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.195203Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA e o perfil dos professores atuantes na alfabetização dessa modalidade de educação em Ponta Grossa – PR. A investigação foi interpretativa e quanti-qualitativa. Na pesquisa de campo utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 10 professores da alfabetização da EJA, sendo cada professor de uma escola diferente. As escolas foram selecionadas por possuírem o maior número de alunos matriculados na EJA e pelo maior tempo de oferta do curso. Percebeu-se que a EJA constitui uma modalidade de educação cada vez mais reconhecida socialmente e considerada pelos professores como possibilidade de resgate da cidadania e ascensão social e profissional dos alunos.
Palavras-chave: Políticas públicas. Educação de Jovens e Adultos. Professores da EJA.
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