Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21616.063

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamenta-se em Lev Semionovitch Vigotski (1997, 2007, 2011, 2021), Leite (2020), Nascimento (2017) e Trentin (2018). A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se por meio de estudo de caso, com a participação de três estudantes com deficiência intelectual e dez professores de um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, no Estado do Paraná. Os dados obtidos, mediante entrevista semiestruturada (estudantes) e questionário aberto (professores), foram analisados pela Análise de Conteúdo. Destacam-se os seguintes resultados: a) a busca da aprendizagem escolar na EJA é motivada pelo trabalho e participação social; b) para os estudantes e professores, a mediação pelo outro e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuem para a aprendizagem escolar; c) o AEE e a formação docente para a EJA precisam ser repensados.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Deficiência intelectual. Inclusão educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Olga Mara Bueno, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação Inclusiva. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Pós-Graduação no Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. de C. da S. Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicações. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21616.063. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21616. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)