Relato de Experiência - E quando a experiência vira campo? Reflexões a partir da observação participante nas ocupações secundaristas

Autores

  • Carolina Simões Pacheco Universidade Federal do Paraná
  • Ana Luisa Fayet Sallas Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.018

Resumo

Este trabalho é resultado do campo de pesquisa que orientou a dissertação de Mestrado, intitulada Ocupar e resistir: as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil. O relato foi organizado com base em excertos do trabalho de campo e tem como objetivo tratar dessa “entrada” da pesquisadora “no campo”. Baseia-se na experiência da pesquisadora como participante que apoiava o movimento de ocupações e que, posteriormente, tornou-se tema de estudo. A óptica de análise da presente pesquisa pode ser descrita como a “participação observante”, em uma referência direta a Wacquant (2002) e tem como objetivo abordar o tema a partir da metodologia qualitativa, como uma construção significativa em que o corpo constitui parte importante no desenvolvimento do campo de pesquisa.

 

Palavras-chave: Juventude. Movimentos sociais. Trabalho de campo.

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Biografia do Autor

Carolina Simões Pacheco, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná.

Ana Luisa Fayet Sallas, Universidade Federal do Paraná.

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

PACHECO, C. S.; SALLAS, A. L. F. Relato de Experiência - E quando a experiência vira campo? Reflexões a partir da observação participante nas ocupações secundaristas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1121–1137, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13517. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas