Promessas e trajetórias da Educação Inclusiva: notas críticas sobre pesquisas futuras voltadas a uma ideia venerável

Autores

  • Alfredo J. Artiles Arizona State University
  • Elizabeth B. Kozleski University of Kansas

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.001

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer notas críticas sobre pesquisa em educação inclusiva nos Estados Unidos da América. Discutimos questões pertinentes sobre a clareza conceitual e as formas pelas quais a educação inclusiva interage com reformas que compartilham objetivos de equidade, observando as rupturas e as consequências não intencionais que surgem no nexo dessas reformas. Além disso, identificamos desafios e paradoxos duradouros nesta revisão de literatura. Estes incluem questões de amostragem, uma ênfase no local onde os alunos são alocados como representantes da educação inclusiva em face de uma educação inclusiva como transformação dos sistemas educacionais, as maneiras pelas quais as medições de resultados foram examinadas nesta pesquisa, e a necessidade e os desafios da construção de alianças estratégicas que poderiam promover uma agenda de educação inclusiva. Concluímos com reflexões e sugestões para um futuro programa de pesquisa que inclua aprimorar a identidade da inclusão, atendendo à natureza fluida das diferenças de habilidades e das múltiplas identidades dos alunos, de modo a ampliar a unidade de análise para sistemas de atividades e documentar processos e resultados.

 

Palavras-chave: Educação inclusiva. Equidade educacional. Deficiência e diferença.

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

ARTILES, A. J.; KOZLESKI, E. B. Promessas e trajetórias da Educação Inclusiva: notas críticas sobre pesquisas futuras voltadas a uma ideia venerável. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 804–831, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14371. Acesso em: 10 nov. 2024.