A Educação Física brasileira por entre distintas epistemologias e o entrave da área 21

Autores

  • Cláudio Pellini Vargas Centro Universitário Estácio Juiz de Fora http://orcid.org/0000-0002-4060-0401
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.005

Resumo

Este artigo reflete sobre o contexto atual do campo da Educação Física no Brasil. A partir de um ensaio de Bernard Charlot no campo da Pedagogia, realizamos analogias com a área com o intuito de apresentar como a vemos na forma de três grandes pensamentos. Em um segundo momento, apresentamos um mapeamento epistemológico atual do campo, de forma a evidenciar a diversidade dos seus saberes a partir de um referencial pós-crítico. Descentralizamos o papel do conhecimento acadêmico, valorizando aquele pertencente ao senso comum e à cultura popular, fato que transforma a cultura corporal, o objeto da área. Essa argumentação leva-nos, por fim, a enaltecer a importância do pensamento pós-crítico na Educação Física, a questionar a insistência institucional de sua manutenção exclusivamente na Área 21 de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a apresentar as consequências negativas desse processo para estudantes, professores e pesquisadores.

 

Palavras-chave: Epistemologia. Teoria Pós-crítica. CAPES.

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Biografia do Autor

Cláudio Pellini Vargas, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Professor dos Cursos de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora;

Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UNESA.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP)

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP;

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

VARGAS, C. P.; NEIRA, M. G. A Educação Física brasileira por entre distintas epistemologias e o entrave da área 21. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 893–914, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13166. Acesso em: 22 dez. 2024.