A diferença no currículo cultural: por uma Educação (Física) menor

Autores

  • Hugo César Bueno Nunes Universidade de São Paulo
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0010

Resumo

O momento atual é contingente, plural, descentralizado, livre das velhas identidades e permeado pelo barulho das vozes que nunca foram ouvidas. Inserida nesse contexto, a escola tenta superar os traços do passado e enfrentar as lutas do presente. No âmbito da Educação Física, o currículo cultural parece querer contribuir com a mentalidade de uma nova era ao questionar a hegemonia das práticas corporais e dos significados dos grupos privilegiados para promover uma pedagogia da diferença. A presente pesquisa analisou as obras mais importantes dessa proposta, identificou os princípios e procedimentos didáticos que a caracterizam e submeteu-os ao confronto com a noção de diferença pura de Gilles Deleuze. Os resultados indicam que o currículo cultural assume a feição de uma Educação (Física) menor quando escuta o que os diferentes têm a dizer e presta atenção no repertório cultural corporal que os estudantes acessam.

 

Palavras-chave: Diferença. Currículo. Educação Física.

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Biografia do Autor

Hugo César Bueno Nunes, Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Departamento de Metodologia e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

NUNES, H. C. B.; NEIRA, M. G. A diferença no currículo cultural: por uma Educação (Física) menor. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 464–480, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8804. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença