Coletivos juvenis políticos em uma universidade pública mineira: microespaço público e experiências de participação no movimento estudantil
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.013Resumo
Este artigo descreve a configuração de um microespaço público estudantil, a partir da ação de coletivos juvenis, em uma Universidade Federal de Minas Gerais. São analisadas as dinâmicas de três desses coletivos, de caráter político, por meio de pesquisa de campo entre 2016 e 2018, com observações e entrevistas semiestruturadas. Acompanharam-se o auge e o esvaziamento desse microespaço, com a análise de eventos da política estudantil, bem como a vigorosa ação coletiva de ocupação da universidade no segundo semestre de 2016. Os resultados tratam dos processos de engajamento/desengajamento e mobilização/desmobilização durante esse ciclo de protestos juvenis dos anos de 2010, em um caso particular, além das dificuldades de um novo contingente de estudantes, oriundo da expansão da Educação Superior pública, manter a sua participação política.
Palavras-chave: Movimento estudantil. Militância. Ativismo. Engajamento.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.