Cotas raciais na Universidade: estudo de caso sobre o acesso à Educação Superior em uma Instituição Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18749.057

Resumo

Neste texto, objetiva-se refletir sobre o processo de implantação da Lei Nº 12.711/2012, a qual dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, especialmente no campus Pato Branco, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para isso, recorre-se à revisão, à análise documental e às produções acadêmicas sobre as categorias elencadas para este estudo: “Direitos Humanos”, “Política de Cotas Raciais” e “Ações Afirmativas”, mediante análise qualitativa. Os resultados demonstram que a efetivação da referida lei assegurou o acesso aos cursos superiores, mas não necessariamente a permanência dos estudantes na Educação Superior. Conclui-se que não se obteve a plena eficácia legal, pois assegurar apenas o acesso à Educação Superior, sem as demais garantias à permanência digna dos estudantes cotistas, à luz dos dados obtidos, não parece ser efetivo.

Palavras-chave: Ações afirmativas. Lei das Cotas. UTFPR.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudinéia Lucion Savi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

* Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),  campus Pato Branco.

Nilvania Aparecida de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ciências do Solo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),  campus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

SAVI, C. L.; BERNARTT, M. de L.; MELLO, N. A. de. Cotas raciais na Universidade: estudo de caso sobre o acesso à Educação Superior em uma Instituição Federal. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.18749.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18749. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas