Complexos de estudo: investigando um experimento de currículo em uma escola de assentamento do MST no Paraná

Autores

  • Claudineia Lucion Savi UTFPR
  • Clésio Acilino Antonio UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0003

Resumo

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou, no ano de 2013, a experimentação da proposta curricular por Complexos de Estudo na Escola Base e nas Escolas Itinerantes do MST no Paraná. A partir disso, esta investigação propõe analisar o processo de experimentação dessa proposta curricular na Escola Base Iraci Salete Strozak, localizada no Assentamento Marcos Freire, no município de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná. Optamos pela abordagem qualitativa e as análises foram realizadas sob o olhar do marxismo. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos gerados no processo de construção da proposta. Embasados nos textos de Pistrak (1981), Freitas (2009, 2011), Caldart (1997, 2004, 2010), Sapelli (2013), Alves (2009), entre outros, procuramos entender a importância da Educação para a efetivação da Reforma Agrária, visto que essa luta é muito mais ampla do que apenas a conquista de um pedaço de terra para plantar. Ela envolve outros direitos sociais. 

 

Palavras-chave: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Complexos de Estudo. Educação. Currículo.

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Biografia do Autor

Claudineia Lucion Savi, UTFPR

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), graduada em Pedagogia pela Faculdade Palas Atena e em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ( UEPG). Pós-Graduada em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar ( 2006), Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná, em (2007) e Especialista em Educação Especial (2010). Possui experiência na Educação Básica: Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e no Curso de Formação de Docentes. Atualmente é Pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Pato Branco, lotada no Departamento de Educação

Clésio Acilino Antonio, UNIOESTE

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Paraná, Brasil. Atua na docência na área de Currículo Escolar nos Curso de formação de professore em Pedagogia e Pedagogia da Terra. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, Curso de Mestrado em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa UNIOESTE/CNPq Representações, tempos, espaços e linguagens em experiências educativas RETLEE. Desenvolve atividades de assessoria pedagógica em movimentos de reorientações curriculares em sistemas de educação básica, como os vigentes projetos de formação contínua de professores de escolas do campo e urbanas em sistemas de ensino do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação . Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

SAVI, C. L.; ANTONIO, C. A. Complexos de estudo: investigando um experimento de currículo em uma escola de assentamento do MST no Paraná. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 357–373, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7027. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos