Contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia de Prabhat Ranjan Sarkar: expressões de internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20159.087

Resumo

Este artigo discute as contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia neo-humanista proposta por Prabhat Ranjan Sarkar, perspectiva pouco explorada. Trata, ainda, do movimento de internacionalização que Freire forjou no exílio até chegar à Índia. Baseia-se em obras de Freire, entrevistas e artigos que abordam sua experiência na Índia, obras de Sarkar e estudiosos de internacionalização. Freire identificou muitas diferenças culturais, enfatizando a necessidade de um projeto educativo comprometido com a libertação das castas oprimidas e a participação dos oprimidos no processo. Sua interlocução com Organizações não Governamentais fortaleceu experiências educativas locais de libertação, sobretudo em áreas rurais. Freire e Sarkar estão ontologicamente conectados ao anunciarem uma práxis voltada à transformação social, ancorada em uma visão universalista, sustentável e socialmente justa, na defesa de uma educação libertadora, baseada na interculturalidade, na ética, na ciência, na filosofia e na espiritualidade.

Palavras-chave: Paulo Freire. Experiências educativas na Índia. Prabhat Ranjan Sarkar.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e líder do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Internacionalização, Interculturalidade e Neo-humanismo.

Danilo Romeu Streck, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2022-08-28

Como Citar

MARCOCCIA, P. C. de P.; STRECK, D. R. Contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia de Prabhat Ranjan Sarkar: expressões de internacionalização. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.20159.087. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20159. Acesso em: 29 abr. 2024.