Contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia de Prabhat Ranjan Sarkar: expressões de internacionalização

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20159.087

Resumo

Este artigo discute as contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia neo-humanista proposta por Prabhat Ranjan Sarkar, perspectiva pouco explorada. Trata, ainda, do movimento de internacionalização que Freire forjou no exílio até chegar à Índia. Baseia-se em obras de Freire, entrevistas e artigos que abordam sua experiência na Índia, obras de Sarkar e estudiosos de internacionalização. Freire identificou muitas diferenças culturais, enfatizando a necessidade de um projeto educativo comprometido com a libertação das castas oprimidas e a participação dos oprimidos no processo. Sua interlocução com Organizações não Governamentais fortaleceu experiências educativas locais de libertação, sobretudo em áreas rurais. Freire e Sarkar estão ontologicamente conectados ao anunciarem uma práxis voltada à transformação social, ancorada em uma visão universalista, sustentável e socialmente justa, na defesa de uma educação libertadora, baseada na interculturalidade, na ética, na ciência, na filosofia e na espiritualidade.

Palavras-chave: Paulo Freire. Experiências educativas na Índia. Prabhat Ranjan Sarkar.

 

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Biografia do Autor

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e líder do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Internacionalização, Interculturalidade e Neo-humanismo.

Danilo Romeu Streck, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

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Publicado

2022-08-28

Como Citar

MARCOCCIA, P. C. de P.; STRECK, D. R. Contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia de Prabhat Ranjan Sarkar: expressões de internacionalização. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.20159.087. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20159. Acesso em: 5 nov. 2024.