Trabalho e trabalhadores no Terceiro Anel na Região Metropolitana de Curitiba: parcialização, baixa qualificação e desafios educacionais

Autores

  • Patrícia Correia de Paula Marcoccia Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira UTP

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0018

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre as condições de trabalho dos trabalhadores do campo no Terceiro Anel, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e estabelece relação entre os meios de produção da vida e a apropriação dos trabalhadores familiares quanto ao acesso à educação escolar. O método de pesquisa adotado é o materialismo histórico dialético que se orienta pela teoria social de Marx, a qual considera, em primeiro lugar, a produção material socialmente determinada (MARX, 2008). Neste texto, consideram-se as relações entre as condições de trabalho, a educação e a apropriação dos bens e a produção social dos homens no tempo histórico atual. Por meio do método enunciado, analisaram-se documentos disponibilizados publicamente no Sistema Público de Emprego e Renda (ISPER) e no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), entre outros. Esses documentos possibilitaram conhecer aspectos das condições de trabalho dos trabalhadores do campo no Terceiro Anel, na RMC, e apontar que o trabalho assalariado mantém relações de parcialização e desqualificação, e os meios de produção da vida e de apropriação quanto ao acesso à educação escolar dos trabalhadores familiares corresponde a uma exclusão da existência, pois suas condições objetivas e subjetivas carregam as marcas da submissão do trabalho ao capital.

 

Palavras-chave: Trabalho. Trabalhadores do campo. Educação.

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Biografia do Autor

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Patrícia Correia de Paula Marcoccia

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

MARCOCCIA, P. C. de P.; PEREIRA, M. de F. R. Trabalho e trabalhadores no Terceiro Anel na Região Metropolitana de Curitiba: parcialização, baixa qualificação e desafios educacionais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 595–616, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9705. Acesso em: 22 dez. 2024.