O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055

Resumo

Este estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Educação Básica. Educação digital.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,022
Apr 22 '22Apr 25 '22Apr 28 '22May 01 '22May 04 '22May 07 '22May 10 '22May 13 '22May 16 '22May 19 '227.0
| |
Outros formatos de visualizações
67
Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202610
|

Biografia do Autor

Marcelo Coppi, Universidade de Évora

Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Portugal.

Isabel Fialho, Universidade de Évora

Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Portugal.

Marília Cid, Universidade de Évora

Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Portugal.

Carlinda Leite, Universidade do Porto

Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Angélica Monteiro, Universidade do Porto

Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

COPPI, M. .; FIALHO, I. .; CID, M. .; LEITE, C.; MONTEIRO, A. O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19842. Acesso em: 19 fev. 2025.