Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19332.065

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais.

Palavras-chave: Educação intercultural.  Interculturalidade. Temática indígena.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristine Gabriela de Campos Flores, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Analista de Pesquisa Científica na Universidade La Salle.

Luana Barth Gomes, Universidade La Salle

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle, com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Suporte à Pós-Graduação (Capes/Prosuc). Professora do Colégio Israelita Brasileiro.

Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

FLORES, C. G. de C.; GOMES, L. B.; CASAGRANDE, C. A. Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19332.065. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19332. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas