Ontoepistemologia na produção de conhecimento no campo da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20169.059

Resumo

Neste artigo, propõe-se a analisar como a produção do conhecimento, em Educação, pode se constituir a partir de uma perspectiva não disruptiva entre ontologia e epistemologia, sob a perspectiva marxista. Tendo isso em vista, abordam-se, inicialmente, questões históricas e conceituais relativas à ontologia e à epistemologia. Na sequência, destacam-se as possibilidades, no processo de produção do conhecimento, de uma abordagem ontoepistemológica, com destaque para as contribuições da perspectiva marxista, a partir de Marx, Lukács, Paulo Netto e Tonet. Por fim, estabelecem-se reflexões sobre a importância de pesquisas, no campo da Educação, que evidenciem os fundamentos ontoepistemológicos utilizados pelos pesquisadores. Trata-se de um estudo teórico que visa contribuir no debate sobre a produção do conhecimento em geral, mas, sobretudo, na área da Educação, com vistas a qualificar as pesquisas desse campo do conhecimento, especialmente pela unidade ontoepistemológica e suas implicações éticas.

Palavras-chave: Produção do conhecimento. Educação. Ontoepistemologia.

 

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Biografia do Autor

Gisele Masson, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

MASSON, G. Ontoepistemologia na produção de conhecimento no campo da Educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.20169.059. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20169. Acesso em: 5 mar. 2025.