Inclusão de pessoas negras e de saberes afrodiaspóricos em Universidades brasileiras: a diversidade epistêmica como estratégia

Autores

  • Érika de Sousa Mendonça Universidade de Pernambuco
  • Amilson de Carvalho Gominho Filho Universidade de Pernambuco
  • Ana Letícia Cordeiro de Melo Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19393.085

Resumo

Este artigo discute como a diversificação no perfil de ingressantes em Universidades brasileiras tem provocado tensionamentos políticos acerca da racialidade, bem como, em diálogo com autores afrodiaspóricos e decoloniais, reflete acerca das bases epistemológicas que permanecem privilegiadas na produção de conhecimento nesses espaços. Observou-se, a partir de uma revisão integrativa de literatura, que a inclusão racial promovida, principalmente, pelas políticas de ação afirmativa, não é acompanhada de reformas estruturais, do ponto de vista epistêmico, pedagógico e metodológico, de modo a acolher a ontologia do estudante negro, com a inclusão de saberes e de expressões afrodiaspóricas. Nessa direção, considerou-se a Universidade, também, como um espaço desalojante para essas existências, mas que pode abrigar insurgências negras, bem como ventilar possibilidades de incentivo a uma atividade intelectual, de fato, representativa e emancipadora.

Palavras-chave: Raça. Universidade. Diversidade epistêmica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Érika de Sousa Mendonça, Universidade de Pernambuco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora adjunta do curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE). Professora do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UPE.

Amilson de Carvalho Gominho Filho, Universidade de Pernambuco

Graduando em Psicologia pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Ana Letícia Cordeiro de Melo, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

MENDONÇA, Érika de S.; GOMINHO FILHO, A. de C.; MELO, A. L. C. de. Inclusão de pessoas negras e de saberes afrodiaspóricos em Universidades brasileiras: a diversidade epistêmica como estratégia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19393.085. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19393. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas