Formação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21369.015

Resumo

Neste artigo, discutem-se ética e integridade na pesquisa no processo de formação do professor-pesquisador. Identificam-se fragilidades éticas presentes nas diversas etapas da pesquisa e questiona-se a formação do pesquisador em Educação para a conduta ética e a integridade da pesquisa na Graduação e na Pós-Graduação. Foi um estudo qualitativo, exploratório e de revisão desenvolvido a partir de artigos disponíveis no banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), publicados entre os anos de 2012 e 2022. Os resultados apontam que, na Graduação e na Pós-Graduação em Educação, as fragilidades éticas em pesquisa podem ser abordadas em diversos espaços. Os componentes curriculares da Graduação e as atividades de iniciação à pesquisa e extensão são espaços de discussão para a conduta ética e a integridade na pesquisa. Na Pós-Graduação em Educação, os componentes curriculares, os grupos de pesquisa e as atividades de orientação são espaços de promoção da integridade e da ética na pesquisa.

Palavras-chave: Ética em pesquisa. Integridade na pesquisa. Formação do professor-pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – em Educação e Doutorado em Ensino – Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. 

Ana Paula Monteiro Rego, Universidade Estadual de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na área de Tecnologia de Informação e da Comunicação na Educação. Mestre em Psicologia pela Ufal. Professora assistente da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

MERCADO, L. P. L.; REGO, A. P. M. Formação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21369.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21369. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)