Formação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21369.015

Resumo

Neste artigo, discutem-se ética e integridade na pesquisa no processo de formação do professor-pesquisador. Identificam-se fragilidades éticas presentes nas diversas etapas da pesquisa e questiona-se a formação do pesquisador em Educação para a conduta ética e a integridade da pesquisa na Graduação e na Pós-Graduação. Foi um estudo qualitativo, exploratório e de revisão desenvolvido a partir de artigos disponíveis no banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), publicados entre os anos de 2012 e 2022. Os resultados apontam que, na Graduação e na Pós-Graduação em Educação, as fragilidades éticas em pesquisa podem ser abordadas em diversos espaços. Os componentes curriculares da Graduação e as atividades de iniciação à pesquisa e extensão são espaços de discussão para a conduta ética e a integridade na pesquisa. Na Pós-Graduação em Educação, os componentes curriculares, os grupos de pesquisa e as atividades de orientação são espaços de promoção da integridade e da ética na pesquisa.

Palavras-chave: Ética em pesquisa. Integridade na pesquisa. Formação do professor-pesquisador.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – em Educação e Doutorado em Ensino – Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. 

Ana Paula Monteiro Rego, Universidade Estadual de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na área de Tecnologia de Informação e da Comunicação na Educação. Mestre em Psicologia pela Ufal. Professora assistente da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

MERCADO, L. P. L.; REGO, A. P. M. Formação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21369.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21369. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)