Licenciaturas em Educação do Campo da Região Nordeste: estudo curricular sobre a formação de professores por áreas de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14769.044

Resumo

Este texto tem como objetivo principal apresentar uma análise curricular acerca da formação de professores por áreas de conhecimento nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Região Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo documental que se apoia na leitura e na análise de currículos e de matrizes curriculares de 11 cursos pertencentes a Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Como resultado, salienta-se, entre outros aspectos, que é fundamental repensar a respeito da formação de professores por áreas de conhecimento. Apesar de haver questões importantes na organização curricular dos cursos, como, entre outras, a ênfase dada aos conhecimentos e aos conteúdos de cunho social, cultural, educacional, por exemplo, contribuindo para uma formação mais política do professor, entende-se que a formação por áreas de conhecimento, característica central para a formação docente nas Graduações, se apresenta nos currículos dos cursos em uma perspectiva disciplinar.

Palavras-chave: Licenciaturas em Educação do Campo. Formação de professores por áreas de conhecimento. Currículo.

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Publicado

2020-04-19

Como Citar

MEDEIROS, E. A. de .; AMORIM, J. L. de .; CARVALHO, S. M. G. de . Licenciaturas em Educação do Campo da Região Nordeste: estudo curricular sobre a formação de professores por áreas de conhecimento. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–22, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14769.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14769. Acesso em: 14 abr. 2025.