A autoavaliação na interiorização da Pós-Graduação em Educação no Semiárido Cearense: do curso de MAIE ao Programa PPGEEN-UECE
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24911.077Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de autoavaliação e de planejamento estratégico no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), no período de 2013 a 2024. A metodologia, de caráter qualitativo e documental, apoia-se nas sínteses dos Planejamentos Estratégicos do MAIE e no processo de autoavaliação, bem como em atas de reuniões, relatórios de avaliações quadrienais do MAIE, documento do Grupo de Trabalho de autoavaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, (Capes), Planos de Desenvolvimento Institucional e Pedagógico da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – 2017 a 2026, Plano Nacional da Pós-Graduação, Avaliação de Proposta de Curso Novo (APCN) do MAIE e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN), além de estudos como os de Campos (2025), Freire (1987, 2021), Gramsci (1982), Leite et al. (2020), Magalhães, Garcia e Huet (2024), Polidori e Rodrigues (2024), entre outros. Constatou-se que o processo de autoavaliação e o planejamento ocasionaram o fortalecimento do programa e do colegiado, a integração com egressos(as) e a sociedade, possibilitando o alcance de objetivos e metas consensuadas.
Palavras-chave: Autoavaliação. Pós-Graduação em Educação. Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.