Programa Residência Pedagógica na formação de professores de Química: uma análise sobre a imersão docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24527.017

Resumo

Um dos desafios contemporâneos na educação é pensar e construir um currículo e programas para a formação docente que sejam capazes de proporcionar ao futuro professor vivências, articulando teoria e prática para promover o desenvolvimento profissional. Assim sendo, este artigo objetiva analisar o impacto da imersão docente no Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação de professores de Química. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com finalidade descritiva, tendo como objeto de estudo dois Núcleos de Química do PRP de duas Instituições de Ensino Superior. Realizaram-se análise documental, entrevistas e questionários, e os dados foram tratados com a Análise de Conteúdo. Destaca-se que o PRP pode integrar múltiplos saberes, atores sociais e campos de atuação para pensar e construir uma identidade coletiva e dialógica dos diferentes atores que movimentam seus espaços e processos a partir da imersão docente.

Palavras-chave: Formação docente. Profissionalidade. Imersão docente.

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Biografia do Autor

Manuel Bandeira dos Santos Neto, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).  Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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Publicado

2025-04-23

Como Citar

SANTOS NETO, M. B. dos; MEDEIROS, E. A. de; ARAÚJO, M. L. F. Programa Residência Pedagógica na formação de professores de Química: uma análise sobre a imersão docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24527.017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24527. Acesso em: 11 maio. 2025.

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