Por uma práxis radical na luta em defesa da democracia: desafios contemporâneos para a formação política e a educação crítica no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14787.047

Resumo

Este ensaio defende a necessidade de uma práxis política radical em defesa da democracia frente aos desafios contemporâneos. Discutem-se e atualizam-se conceitos da teoria crítica, abordando problemas centrais à democracia, aos direitos sociais, à cultura e às políticas públicas no século XXI. Ao defender o argumento de que capitalismo não é sinônimo de democracia, analisa-se a tensão entre o neoliberalismo econômico e o autoritarismo político. Busca-se demonstrar como a desigualdade social e econômica, no caso da América Latina, tem como consequência o acirramento do conflito de classes. Problematiza-se o modo como a educação acaba reduzida, pela lógica neoliberal, à função de formação para o trabalho em detrimento de sua qualidade social, política, ética, sensível e humana. Analisa-se como a prática educativa se constitui em objeto de disputa política entre os dispositivos de controle neoliberal e as forças progressistas que defendem a formação política radical. Por fim, aborda-se a ética individual, a moral social, a consciência sócio-histórica e a ação coletiva necessárias à práxis crítica radical, de forma a resgatar a importância da esperança no processo de transformação social.

Palavras-chave: Teoria crítica. Educação. Práxis. Formação política. Democracia.

Downloads

Métricas

PDF views
1,121
May 04 '20May 07 '20May 10 '20May 13 '20May 16 '20May 19 '20May 22 '20May 25 '20May 28 '20May 31 '20Jun 01 '2056
| |
Other format views
108
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202635
|

Downloads

Publicado

2020-05-03

Como Citar

GIROUX, H. A.; FIGUEIREDO, G. O. Por uma práxis radical na luta em defesa da democracia: desafios contemporâneos para a formação política e a educação crítica no século XXI. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–25, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14787.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14787. Acesso em: 14 abr. 2025.