Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16212.067

Resumo

O presente texto está inspirado em uma live apresentada junto à Maura Corcini, organizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Ele tem quatro seções. A primeira, “A necrologia, a pandemia, o Brasil”, descreve a forma em que o governo bolsonarista desenvolve uma necropolítica, inclusive a partir da trágica pandemia do COVID-19 que, atualmente, se expande pelo Brasil e pelo mundo. A segunda, “A educação, entre a necropolítica e a pandemia”, anuncia duas dimensões dessa mesma pandemia e o que ela nos permite perceber em relação à escola, como instituição e como forma. A terceira, “A pandemia e os tempos da escola”, apresenta a especificidade de três tempos presentes na educação: khrónos, kairós e aión. Finalmente, a ultima seção, “O tempo da infância: Isabel(a) e o tempo imprevisível da leitura e da escrita”, retoma uma inspiração infantil e alguns sentidos que dela emanam para lembrar do valor e do sentido da infância na educação.

Palavras-chave: Tempo. Escola. Necropolítica.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
3,488
Jun 25 '20Jun 28 '20Jul 01 '20Jul 04 '20Jul 07 '20Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20Jul 19 '20Jul 22 '2034
| |
Outros formatos de visualizações
91
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20269
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 6
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 13
  • Mendeley - Readers: 11
  • Mendeley - Readers: 2
  • Social Media
  • Facebook - Shares, Likes & Comments: 84

Downloads

Publicado

2020-06-23

Como Citar

KOHAN, W. O. . Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–9, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.16212.067. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16212. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Adiando o fim da escola