Sempre atrás de um buraco tem um olho: racionalidade neoliberal, autoritarismo fundamentalista, gênero e sexualidade na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15010.045Resumo
Este artigo está estruturado em quatro tópicos a serviço de estabelecer relações entre a racionalidade neoliberal e o autoritarismo fundamentalista, sempre de olho nas questões em gênero e sexualidade no terreno da Educação Básica. Inicialmente, desenha-se o contexto político e cultural recente no Brasil. Em seguida, discute-se o contexto político e cultural recente no Brasil, fazendo uso dos conceitos de neoliberalismo, de racionalidade neoliberal, de democracia e de desdemocratização e de sujeito empreendedor. Posteriormente, o texto trata dos impasses envolvidos na abordagem dos temas em gênero e sexualidade na Educação Básica, a partir da etnografia de cenas escolares; além disso, lida com os conceitos de gênero; de sexualidade; de ideologia de gênero; de pedagogias do gênero e da sexualidade; e de diversidade e de pânico moral. Por fim, articulam-se as reflexões feitas nos tópicos anteriores ao uso da afirmação “o Estado faz o gênero e o gênero faz o Estado”, de forma a enfatizar que gênero, sexualidade e os elementos de ordem moral conservadora do atual Governo não são elementos acidentais do projeto de racionalidade neoliberal, mas, sim, estão em seu coração.
Palavras-chave: Racionalidade neoliberal. Políticas conservadoras. Pedagogias do gênero e da sexualidade.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.