Juventude e apoio social: um olhar sobre as redes sociais de estudantes paraenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.13534.017

Resumo

Este estudo investigou as redes sociais dos estudantes paraenses mediante o seu aspecto funcional, que, em uma perspectiva sistêmica, corresponde às interações pessoa-contexto-tempo que poderão influenciar os diversos aspectos biopsicossociais. A rede social está, portanto, associada às relações próximas e significativas estabelecidas entre o indivíduo e o ambiente e deve ser percebida como um fator de proteção, satisfazendo suas necessidades e anseios, pois permitirão que o sujeito, em situações adversas, solicite esse auxílio, equilibrando as relações entre os fatores de risco e os de proteção. Participaram da pesquisa 643 estudantes de escolas públicas, entre 13 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos. Foi aplicado o Questionário Juventude Brasileira e, para este estudo, utilizaram-se as questões referentes às percepções do apoio da família, da escola e da comunidade, bem como a questão sobre os fatores de proteção pessoal. Os resultados indicaram que as redes sociais atuam como rede de apoio social, destacando-se o apoio emocional percebido em todas as redes sociais. Foram observadas correlações significativas (p>0,005) entre as variáveis percepção do apoio na escola, na família, autoestima e autoeficácia. Os resultados destacaram a importância das redes sociais para a construção e a manutenção dos fatores de proteção pessoais que podem auxiliar no processo de engajamento, mobilização e transformação social.

Palavras-chave: Juventude. Rede Social. Apoio Social.

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Biografia do Autor

Tatiene Germano Reis Nunes, Universidade Federal do Pará

Formada em Lic. Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará em 2010, Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais pelo NUMA/ UFPA (2010-2011). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará - UFPA, com participação no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/ CAPES), com período de Mestrado Sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGP/ UFRGS). Tem experiência na área de docência. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará ? UFPA. Atualmente desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Fatores de risco e de proteção em contextos de desenvolvimento (família, escola e comunidade) de adolescentes e jovens, violência contra a criança e o adolescente, vulnerabilidade psicossocial, Rede Social e Rede de apoio social.

Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento e ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC).

Lúcia Isabel da Conceição Silva, Universidade Federal do Pará

Professora Titular da Universidade Federal do Pará, Vinculada ao Instituto de Ciências da Educação – ICED/Faculdade de Educação – FAED (Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED).

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

NUNES, T. G. R.; PONTES, F. A. R.; SILVA, L. I. da C. Juventude e apoio social: um olhar sobre as redes sociais de estudantes paraenses. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–21, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v15.13534.017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13534. Acesso em: 6 abr. 2025.