Juventude e apoio social: um olhar sobre as redes sociais de estudantes paraenses
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.13534.017Resumo
Este estudo investigou as redes sociais dos estudantes paraenses mediante o seu aspecto funcional, que, em uma perspectiva sistêmica, corresponde às interações pessoa-contexto-tempo que poderão influenciar os diversos aspectos biopsicossociais. A rede social está, portanto, associada às relações próximas e significativas estabelecidas entre o indivíduo e o ambiente e deve ser percebida como um fator de proteção, satisfazendo suas necessidades e anseios, pois permitirão que o sujeito, em situações adversas, solicite esse auxílio, equilibrando as relações entre os fatores de risco e os de proteção. Participaram da pesquisa 643 estudantes de escolas públicas, entre 13 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos. Foi aplicado o Questionário Juventude Brasileira e, para este estudo, utilizaram-se as questões referentes às percepções do apoio da família, da escola e da comunidade, bem como a questão sobre os fatores de proteção pessoal. Os resultados indicaram que as redes sociais atuam como rede de apoio social, destacando-se o apoio emocional percebido em todas as redes sociais. Foram observadas correlações significativas (p>0,005) entre as variáveis percepção do apoio na escola, na família, autoestima e autoeficácia. Os resultados destacaram a importância das redes sociais para a construção e a manutenção dos fatores de proteção pessoais que podem auxiliar no processo de engajamento, mobilização e transformação social.
Palavras-chave: Juventude. Rede Social. Apoio Social.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.