Fazer experiência pela professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto das atuais políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15237.092

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma discussão sobre as condições de que dispõem professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para fazer experiência no espaço escolar, fragilizado por políticas conservadoras, e sobre o desenvolver profissional por meio dessa experiência. Pressupostos de John Dewey e Jorge Larrosa fornecem apoio para a perspectiva compreensiva que identifica a formação docente como um processo sucessivo de fazer experiência. Os procedimentos de coleta, análise e interpretação de dados aproximam-se dos princípios da entrevista compreensiva, proposta por Kaufmann. Foram realizadas 13 entrevistas com professoras da rede pública de ensino. Os resultados apontam o cenário de docência dessas professoras marcado pelo sentimento de luta pela dignidade do seu trabalho: ao mesmo tempo que pressões e restrições características do espaço escolar em que atuam as incomodam, também desvelam oportunidades para se afirmarem profissionalmente.

Palavras-chave: Políticas conservadoras. Experiência. Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
265
Aug 07 '20Aug 10 '20Aug 13 '20Aug 16 '20Aug 19 '20Aug 22 '20Aug 25 '20Aug 28 '20Aug 31 '20Sep 01 '2025
| |
Outros formatos de visualizações
100
Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202611
|
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 2
  • Mendeley - Readers: 1

Biografia do Autor

Deniele Pereira Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora / Colégio de Aplicação João XXIII

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Editora-chefe da revista Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa sobre Educação, do CAp João XXIII. Membro do GeProf (Grupo de Estudos sobre a Profissão Docente). Seus estudos e pesquisas concentram-se no campo da formação de professores, com ênfase nos seguintes temas: prática pedagógica, experiência, saberes docentes, desenvolvimento profissional do professor, estágio curricular, anos iniciais do ensino fundamental.

Menga Lüdke, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora titular da PUC-Rio. Pesquisa na área de educação sobre problemas da formação, pesquisa e profissão docentes, socialização profissional de professores e avaliação escolar. Coordena o GEProf (Grupo de Estudos sobre a Profissão Docente), com estudantes de pós-graduação e graduação, focalizando no momento problemas do estágio supervisionado como um dos aspectos mais frágeis na formação de professores, com bolsa do CNPq - Nível 1A.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

PEREIRA BATISTA, D.; LÜDKE, M. Fazer experiência pela professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto das atuais políticas educacionais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–22, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15237.092. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15237. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica