A opção por um ensino domiciliar: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14770.042

Resumo

Este artigo visa compreender os motivos que levam famílias a retirar seus filhos da escola para dar-lhes outras formas de educação, bem como examinar argumentos sociojurídicos a respeito do ensino domiciliar que permeiam o direito de escolha na formação de seus filhos. Pretende-se conhecer as questões que permeiam o tema, tornando possível o aprofundamento das discussões teóricas e jurídicas. Há autores  que defendem o direito de escolha das famílias, e há outros que alertam para o risco de crianças não receberem uma formação educacional. Foram entrevistadas três famílias, que realizam ensino domiciliar por razões religiosas e por motivos de saúde. Conclui-se que é necessária a manifestação do Judiciário e do Legislativo para que tal imbróglio seja sanado, uma vez que as famílias defendem a possibilidade de escolha da educação conferida a seus filhos, enquanto o Estado defende a compulsoriedade escolar.

Palavras-chave: Ensino domiciliar. Escola. Religião.

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Publicado

2020-04-14

Como Citar

FUHR, I. L. .; ALEJARRA, L. E. O. . A opção por um ensino domiciliar: um estudo de caso. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–21, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14770.042. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14770. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas