Avanço das políticas conservadoras no Ensino Médio brasileiro: a revitalização da dualidade histórica na formação dos jovens como política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15254.050

Resumo

Este artigo tem como propósito analisar o avanço das políticas conservadoras de educação no Ensino Médio brasileiro. Toma-se, para esta análise, a Reforma do Ensino Médio (Lei Nº 13.145/2017) e o Programa Novos Caminhos. Em termos metodológicos, utilizam-se os procedimentos de pesquisa bibliográfica e de análise documental, a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados revelam que as políticas analisadas são instrumentos revitalizadores da dualidade histórica que marca a formação dos jovens brasileiros e que, alinhadas aos interesses da sociedade capitalista e à lógica perversa do neoliberalismo, anseiam por uma educação voltada à formação precária e à qualificação de mão de obra para o mercado. Tais políticas, portanto, não dialogam com os interesses da classe trabalhadora, que necessita de uma formação integral que ofereça condições para, além de produção da vida, a efetiva emancipação humana.

Palavras-chave: Políticas conservadoras. Reforma do Ensino Médio. Programa Novos Caminhos.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
693
May 28 '20May 31 '20Jun 01 '20Jun 04 '20Jun 07 '20Jun 10 '20Jun 13 '20Jun 16 '20Jun 19 '20Jun 22 '20Jun 25 '2013
| |
Outros formatos de visualizações
36
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20264.0
|
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 4
  • Mendeley - Readers: 2
  • Mendeley - Readers: 1
  • Social Media
  • Facebook - Shares, Likes & Comments: 3

Biografia do Autor

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Educação Profissional e Formação de professores. Membro e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense, membro do Grupo de Pesquisa EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa e membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú. Representante docente no Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

Tamiris Possamai, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Mestranda em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú/SC. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Campus Rio do Sul/SC (2017). Servidora do Instituto Federal Catarinense (em afastamento integral para cursar Pós-Graduação Stricto Sensu)

 

Tatiane Aparecida Martini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú

Mestranda em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú, possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI, 2010). Pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências e Letras (FACEL, 2014). Atualmente é professora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Joinville. Tem experiência na área de Educação atuando como professora de História e Filosofia na Educação Básica.

 

Downloads

Publicado

2020-05-27

Como Citar

GOSSLER RODRIGUES DA SILVA, F. L.; POSSAMAI, T.; MARTINI, T. A. Avanço das políticas conservadoras no Ensino Médio brasileiro: a revitalização da dualidade histórica na formação dos jovens como política. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15254.050. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15254. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica