A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13009.011Palavras-chave:
PROUCA, Tecnologias, Educação, Teses, Technologies, Education, Doctoral dissertations, Tecnologías, Educación, TesisResumo
Este artigo aborda os impactos da consolidação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) para inclusão digital, por meio da utilização pedagógica de computadores portáteis, os laptops educacionais. Ao focalizar os desdobramentos recentes desse programa, realiza-se uma pesquisa hermenêutica em teses de Doutorado da área de Educação, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, produzidas no período de 2012 a 2016 em universidades públicas. Nessa perspectiva, as teses mostram os problemas e as precariedades concernentes à validação do PROUCA como uma política pública de educação, identificando que não basta a distribuição de recursos para qualificar a acessibilidade digital, sendo necessários outros esforços humanos para a promoção do conhecimento, a avaliação e a integração social desses instrumentos culturais em diferentes contextos pedagógicos, com desafios à interlocução por parte dos profissionais da educação, superando a hegemonia instrumental das máquinas de ensinar.
Palavras-chave: PROUCA. Tecnologias. Educação. Teses.
Abstract
The issue of PROUCA in Education and recent evidence in Doctoral dissertations
This article addresses the impacts of the consolidation of the One Computer Per Student Program (PROUCA) for digital inclusion, through the pedagogical use of portable computers and educational laptops. Focusing on the recent developments of this program, a hermeneutic research is carried out in doctoral dissertations of the area of Education, in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, produced in the period from 2012 to 2016 in public universities. In this perspective, the doctoral dissertations show the problems and the precariousness concerning the validation of PROUCA as a public education policy, identifying that the distribution of resources to qualify digital accessibility is not enough, and other human efforts are necessary to promote knowledge, evaluation and the social integration of these cultural instruments in different pedagogical contexts, with challenges to the dialogue between education professionals, overcoming the instrumental hegemony of teaching machines.
Keywords: PROUCA. Technologies. Education. Doctoral dissertations.
Resumen
El tema de PROUCA en la Educación y los indicios recientes en tesis de Doctorado
El artículo aborda los impactos de la consolidación del Programa Un Computador por alumno (PROUCA) para inclusión digital, por medio de la utilización pedagógica de ordenadores portátiles, los laptops educativos. Al enfocar los desdoblamientos recientes de este programa, se realiza una investigación hermenéutica en tesis de Doctorado del área de Educación, en el portal de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, producidas en el período de 2012 a 2016 en universidades públicas. En esta perspectiva, las tesis muestran los problemas y las precariedades concernientes a la validación del PROUCA como una política pública de educación, identificando que no basta la distribución de recursos para calificar la accesibilidad digital, siendo necesarios otros esfuerzos humanos para la promoción del conocimiento, la evaluación y la integración social de esos instrumentos culturales en diferentes contextos pedagógicos, con desafíos a la interlocución por parte de los profesionales de la educación, superando la hegemonía instrumental de las máquinas de enseñar.
Palabras clave: PROUCA. Tecnologías. Educación. Tesis.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.