Homeschooling ou a educação sitiada no intèrieur: notas a partir de Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14815.046

Resumo

Este artigo estuda o movimento homeschooling na perspectiva da hermenêutica fragmentária de Walter Benjamin. O objetivo consiste em definir tal movimento como epifenômeno ligado à perda da comunicabilidade e da pobreza de experiência que configura a modernidade, principalmente no período atual de controle das políticas educacionais pelo neoliberalismo de hegemonia financeira. Parte-se da metodologia benjaminiana para construírem-se estruturas monadológicas que caracterizem a educação doméstica como fenômeno derivado do processo cada vez mais acentuado de interiorização da sociedade burguesa, que retrai ao plano privado uma importante conquista das próprias revoluções liberais: a escola universal moderna. Como resultado provisório, infere-se que o movimento homeschooling é mais uma das expressões da fisiognomia reacionária e solipsista do intèrieur burguês.   

Palavras-chave: Homeschooling. Hermenêutica benjaminiana. Neoliberalismo.

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

VENTURA, L. . Homeschooling ou a educação sitiada no intèrieur: notas a partir de Walter Benjamin. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14815.046. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14815. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas