Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093

Resumo

A pandemia do coronavírus (COVID-19) traz desafios em todas as esferas da vida humana, em especial às políticas sociais. Nesse cenário, analisamos as condições de realização do ensino remoto emergencial direcionadas a um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo, matriculado no 4o ano do Ensino Fundamental I. O estudo de caráter exploratório partiu da análise de um relato de experiência e teve como ancoragem a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial a ideia de que as condições sócio-histórico-culturais e políticas são fonte de desenvolvimento da atividade psíquica. Os resultados evidenciam o lugar da escola na vida do aluno e apontam para o papel dessa instituição social como espaço coletivo de resistência político-pedagógica e mediadora dos processos de humanização.

Palavras-chave: Educação Especial. Ensino remoto. COVID-19.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

SOUZA, F. F. de; DAINEZ, D. . Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16303. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Adiando o fim da escola