Parar pandêmico: educação e vida

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15481.077

Resumo

Este ensaio debate a educação nos tempos da Covid-19 a partir da problematização do papel do Estado, do paradigma linguístico nos currículos e do conteudismo, diante da paragem e da suspensão de atividades presenciais. Discutem-se duas frentes a serem combatidas: a escolarização vinculada ao futuro e a produtividade conteudista que relega à formação. Multirreferencial, dialoga com Boaventura Souza Santos, Byung-Chul Han, Gilles Deleuze, Michel Foucault e outros para questionar os itinerários educativos nesse contexto. Com Friedrich Nietzsche, pensa-se uma educação vinculada ao presente e à vida. Formulam-se indagações sobre o governo dos corpos, o papel das instituições educacionais, as relações de poder nas políticas públicas e as reconfigurações educativas frente ao isolamento social. Em defesa da potencialização de processos formativos pautados em uma ética amorosa com o mundo, reivindica-se que as instituições educacionais se permitam pausas ativas na reinvenção dos percursos pedagógicos.

Palavras-chave: Conteudismo. Covid-19. Formação.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

ZORDAN, P.; DOMINGUES ALMEIDA, V. . Parar pandêmico: educação e vida. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15481.077. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15481. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Adiando o fim da escola