Programa Criança Feliz: um salto histórico para o passado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15445.087

Resumo

Este artigo origina-se de uma reflexão teórica sobre o Programa Criança Feliz, vinculado ao atual Ministério da Cidadania, e tem por objetivo analisar qual papel de família e de Estado são apresentados no citado programa. Para tanto, foi realizada uma análise em documentos normativos e orientadores, de modo a problematizar o que significa esse programa em uma conjuntura de retrocesso de direitos. Nesse sentido, as análises indicam que o citado programa compõe a agenda conservadora do atual Governo Federal e implica não apenas uma regressão na concepção e na execução de políticas de assistência social e educativa, como também é a difusão de uma lógica higienista – disciplinadora destinada às famílias pobres.

Palavras-chave: Políticas públicas para a Educação Infantil. Conservadorismo. Programa Criança Feliz.

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Publicado

2020-07-17

Como Citar

CAMPOS, R. Programa Criança Feliz: um salto histórico para o passado. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–22, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15445.087. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15445. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica