Homeschooling e os irrenunciáveis perigos da educação: reflexões sobre as possibilidades de educação sem escola no mundo plural a partir de Arendt, Biesta e Savater

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14535.023

Resumo

Diante do crescimento da temática da Educação Domiciliar no cenário político brasileiro e da apresentação de Projetos de Lei para regulamentar a prática, este artigo pretendeu, a partir de uma investigação teórica, refletir sobre as possibilidades de “educação sem escola” no mundo contemporâneo. Buscou-se compreender, a partir de Arendt, Biesta e Savater, no que consiste a Educação e qual é o caráter da escola. Refletiu-se sobre as distinções e os papéis educacionais das esferas privada e pública e o lugar da escola entre elas, assim como sobre o que significa uma efetiva Educação. Concluiu-se que, embora possam se confirmar as afirmações de que a Educação Domiciliar apresentaria melhores performances acadêmicas, apenas a escola pode oferecer condições para uma efetiva Educação, porque só na escola é possível criar oportunidades relativamente seguras para o contágio pelo que é outro e para a inserção adulta no mundo.

Palavras-chave: Homeschooling. Esfera privada. Esfera pública.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,318
Jan 28 '20Jan 31 '20Feb 01 '20Feb 04 '20Feb 07 '20Feb 10 '20Feb 13 '20Feb 16 '20Feb 19 '20Feb 22 '206.0
| |
Outros formatos de visualizações
189
Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202610
|

Downloads

Publicado

2020-01-26

Como Citar

PICOLI, B. A. . Homeschooling e os irrenunciáveis perigos da educação: reflexões sobre as possibilidades de educação sem escola no mundo plural a partir de Arendt, Biesta e Savater. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–22, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14535.023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14535. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas