A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Catarinense: travessias perigosas na luta contra as desigualdades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21450.058

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios sociais ocorridos a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma política pública que assume, em sua proposição, o combate às desigualdades sociais na construção dos currículos dos estados no território brasileiro. A reflexão problematiza o processo e a construção do Currículo (agora homologado), do Ensino Médio da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa do tipo bibliográfico com coleta de dados participante e documental. Os resultados indicaram fragilidades na construção do currículo nos aspectos que constituem uma perspectiva de formação humana: crítica, ética e integral dos jovens catarinenses. Conclui-se que, da forma como foi construído, o texto do currículo do Estado de Santa Catarina, do Ensino Médio da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a ênfase do processo educacional se sustentou em lógicas neoliberais, de competição e de meritocracia, que, nesta leitura, amplificam as desigualdades sociais do território catarinense. 

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Currículo Catarinense. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Desigualdades sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Luiz Tedesco, Unochapecó

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – (PUCPR). Professor e Pesquisador em estágio Pós-doutoral na Universidade Comunitária de Chapecó – Unochapecó. Professor do Colégio La Salle de Xanxerê-SC. Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia – GruPEV\UFFS. 

Bruno Antonio Picoli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Doutor em Educação.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-doutorado em Docência Universitária pela Universidad Autónoma del Estado de México (Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes) e Pesquisador Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Membro Institucional do Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). 

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

TEDESCO, A. L.; PICOLI, B. A.; FÁVERO, A. A.; TREVISOL, M. G. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Catarinense: travessias perigosas na luta contra as desigualdades sociais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21450.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21450. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)