Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais: divergências e convergências no tratamento de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21346.038

Resumo

Este artigo analisa as divergências e convergências sobre o tratamento de dados de pesquisa e o campo investigativo das Ciências Humanas e Sociais, na Resolução No 466/2012, na Resolução Nº 510/2016 e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, balizada no entendimento dos teóricos De La Fare, Carvalho e Pereira (2017), Mainardes (2017) e Peixoto (2017). Os resultados apontam: i) a falta de determinantes vinculados à integridade humana; ii) a falta de autonomia do sujeito pesquisador; iii) a necessidade de modernização das resoluções no tratamento de dados; iv) a necessidade do acesso do sujeito pesquisado aos resultados da investigação assim como da transparência do acesso aos seus dados; v) a necessidade de fecundar um ensino e uma cultura ética nas instituições de educação.

Palavras-chave: Ética em Pesquisa. Ciências Humanas e Sociais. Procedimentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Membro Institucional do Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST).

Davi Alexandre Schoenardie, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmico de Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2023-05-24

Como Citar

TREVISOL, M. G.; SCHOENARDIE, D. A. Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais: divergências e convergências no tratamento de dados. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21346.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21346. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)