Os jovens universitários na sociedade líquida: análises a partir da perspectiva de Zygmunt Bauman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24641.064

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com jovens universitários inscritos no Programa Universidade Gratuita (PUG). O propósito do estudo foi conhecer o perfil dos estudantes e compreender como a realidade vivida por eles tem incidido sobre a continuidade ou a desistência dos estudos. Com base na teoria sociológica de Zygmunt Bauman, a pesquisa empírica foi desenvolvida com estudantes de uma universidade comunitária do Sul do Brasil – a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Os dados foram obtidos junto à Secretaria de Educação de Santa Catarina e ao Serviço de Apoio ao Estudante da Unoesc – campus Joaçaba. O estudo evidencia, entre outros resultados, que a trajetória acadêmica dos jovens não é linear. A permanência na universidade está constantemente ameaçada pela instabilidade e pelas incertezas da vida cotidiana.

Palavras-chave: Educação Superior. Jovens universitários. Programa Universidade Gratuita. Zygmunt Bauman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joviles Vitório Trevisol Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Márcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

TREVISOL, J. V. T.; TREVISOL, M. T. C.; TREVISOL, M. G. Os jovens universitários na sociedade líquida: análises a partir da perspectiva de Zygmunt Bauman. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24641.064. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24641. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação