Autoavaliação em Programas de Pós-Graduação em Educação: (auto)aprendizado das experiências de Santa Catarina e Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25195.088Resumo
Este artigo compreende a autoavaliação como processo formativo e participativo, que possibilita aos Programas de Pós-Graduação em Educação refletirem sobre identidade, políticas institucionais e práticas de gestão. A partir das experiências do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), buscou-se identificar aprendizados que fortaleçam a cultura de autoavaliação em outros contextos. As análises, realizadas com base em matriz analítica que articula dimensões complementares, evidenciam desafios e potencialidades do processo, bem como sua relevância para o aprimoramento de práticas acadêmicas e administrativas. Conclui-se que a autoavaliação é contínua, mobiliza a comunidade acadêmica e constitui ferramenta de fortalecimento da autonomia institucional e de promoção de ações transformadoras, orientadas pela corresponsabilidade em um mundo comum.
Palavras-chave: Autoavaliação. Experiência. Pós-Graduação em Educação.
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