Autoavaliação em Programas de Pós-Graduação em Educação: (auto)aprendizado das experiências de Santa Catarina e Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25195.088

Resumo

Este artigo compreende a autoavaliação como processo formativo e participativo, que possibilita aos Programas de Pós-Graduação em Educação refletirem sobre identidade, políticas institucionais e práticas de gestão. A partir das experiências do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), buscou-se identificar aprendizados que fortaleçam a cultura de autoavaliação em outros contextos. As análises, realizadas com base em matriz analítica que articula dimensões complementares, evidenciam desafios e potencialidades do processo, bem como sua relevância para o aprimoramento de práticas acadêmicas e administrativas. Conclui-se que a autoavaliação é contínua, mobiliza a comunidade acadêmica e constitui ferramenta de fortalecimento da autonomia institucional e de promoção de ações transformadoras, orientadas pela corresponsabilidade em um mundo comum.

Palavras-chave: Autoavaliação. Experiência. Pós-Graduação em Educação.

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Biografia do Autor

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal de Sergipe

Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uesb e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uesb.

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Mauricio João Farinon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Unoesc.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uesb e do Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor Titular da Unoesc. 

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Publicado

2025-09-27

Como Citar

NUNES, C. P.; FORTUNATO, I.; TEDESCO, A. L.; FARINON, M. J.; SANTOS, A. R. dos; TREVISOL, M. G. Autoavaliação em Programas de Pós-Graduação em Educação: (auto)aprendizado das experiências de Santa Catarina e Bahia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25195.088. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25195. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos