A educação sob os princípios da identidade e condição de agente: um diálogo com Bauman e Sen

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25164.062

Resumo

Este artigo defende o sentido de formação como constituição da identidade e da condição de agente, sob a responsabilidade das instituições de ensino em seus processos e projetos. Utilizando método dialógico, estabelece interrelação com Zygmunt Bauman e Amartya Sen, em perspectiva teórico-educacional, para gerar dois movimentos: inicialmente, localiza o sentido de identidade nas duas matrizes teóricas e, na sequência, alicerçado na interrelação entre os conceitos de identidade e agente, tece crítica e defesa à educação, com olhar atento aos desafios de construir um mundo comum.

Palavras-chave: Educação. Identidade. Condição de agente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauricio João Farinon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Filosofia e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) e membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (Sofie).

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

FARINON, M. J. A educação sob os princípios da identidade e condição de agente: um diálogo com Bauman e Sen. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25164.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25164. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)