Estudo de caso sobre um processo de desescolarização marcado pelo fracasso entre escola e família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14788.068

Resumo

Este artigo apresenta o estudo de caso de um processo de desescolarização de um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino do Distrito Federal e sob o referencial teórico da psicanálise. A metodologia de pesquisa ocorreu a partir da observação participante na qual foi possível interagir com os sujeitos envolvidos na pesquisa por meio da transferência e, durante a escrita, na análise dos textos escritos e artísticos do sujeito do estudo. O ano letivo no qual ocorreu a desescolarização, o qual foi acompanhado, foi marcado por conflitos entre o sujeito, a escola e a família, evidenciando um fracasso na relação das instituições escola e família. Questões acerca da diferença entre os saberes caseiros e epistemológicos permeiam as análises do caso e culminam em um resultado inconclusivo e complexo quanto aos efeitos dessa desescolarização.

Palavras-chave: Desescolarização. Professor. Saber epistemológico.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
327
Jun 28 '20Jul 01 '20Jul 04 '20Jul 07 '20Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20Jul 19 '20Jul 22 '20Jul 25 '206.0
| |
Visualizaciones de otros formatos
160
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202653
|
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 3
  • Mendeley - Readers: 1

Downloads

Publicado

2020-06-27

Como Citar

PORTUGAL, C. P.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P. de. Estudo de caso sobre um processo de desescolarização marcado pelo fracasso entre escola e família. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14788.068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14788. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas