Estudo de caso sobre um processo de desescolarização marcado pelo fracasso entre escola e família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14788.068

Resumo

Este artigo apresenta o estudo de caso de um processo de desescolarização de um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino do Distrito Federal e sob o referencial teórico da psicanálise. A metodologia de pesquisa ocorreu a partir da observação participante na qual foi possível interagir com os sujeitos envolvidos na pesquisa por meio da transferência e, durante a escrita, na análise dos textos escritos e artísticos do sujeito do estudo. O ano letivo no qual ocorreu a desescolarização, o qual foi acompanhado, foi marcado por conflitos entre o sujeito, a escola e a família, evidenciando um fracasso na relação das instituições escola e família. Questões acerca da diferença entre os saberes caseiros e epistemológicos permeiam as análises do caso e culminam em um resultado inconclusivo e complexo quanto aos efeitos dessa desescolarização.

Palavras-chave: Desescolarização. Professor. Saber epistemológico.

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

PORTUGAL, C. P.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P. de. Estudo de caso sobre um processo de desescolarização marcado pelo fracasso entre escola e família. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14788.068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14788. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas